Use Essas Estratégias de Vendas para Lucrar Mais

Use Essas Estratégias de Vendas para Lucrar Mais!

Para aplicar as estratégias de vendas certas no seu negócio, você precisa estudar e definir muito bem como irá fazer.

Isso pode ser uma tarefa fácil, ou não… afinal tudo depende do seu preparo diante do nível da estratégia que irá ser implementada.

Pensando nisso, eu decidi te mostrar na prática, como você pode aplicar no seu negócio o que considero ótimas estratégias de vendas e que vão te fazer lucrar mais.

Já de início quero deixar bem claro que existem estratégias variadas, inclusive com objetivos diverso também.

Por isso o meu foco principal aqui é propiciar a você entendimento de dois pontos centrais:

1. Como você mesma pode aplicar estratégias de vendas capazes de elevar o faturamento do seu negócio.

2. O que a estratégia de vendas do Mc Donald’s tem a ver com o seu negócio e como você pode e deve aprender com ele.

Ficou curiosa? Então continue lendo que já vou te contar tudinho!

 

Estratégias de vendas: Como definir e entender cada uma

Primeiro vamos entender que você possui clientes diferentes, certo?

Logo a comunicação também será diversificada.

Mas a maioria das empreendedoras (e esse pode ser o seu caso), acredita que todas só tem um único objetivo: fechar o negócio, ou a venda, o mais rápido possível.

 

E não é bem assim…

 

As estratégias de vendas são variadas justamente porque você precisa ter objetivos diferentes.

Por exemplo, o relacionamento com o cliente, o pós venda, a prospecção de clientes novos, o próprio feedback…

Todos estes pontos, e muitos outros possuem em sua trajetória um ponto em comum: o processo de vendas.

Ou seja, todas levam ao mesmo caminho que é fechar a venda, mas repare que em cada etapa o foco é diferente, logo estas estratégias terão um desenvolvimento variado também.

Por isso quando for pensar em criar uma estratégia de venda no seu negócio, fique sempre atenta e pense:

 

1. Qual é o seu objetivo central (manter um relacionamento com seu cliente, saber o que ele achou do seu produto ou serviço, ou apenas vender e mais nada?)

2. Como você vai desenvolver esta estratégia (elabore um plano com caminho bem claro e definido).

3. Observe se ela está indo bem ou precisa de alterações (analisar os resultados em períodos curtos é parte fundamental para avaliar seu desempenho).

 

Com estas perguntas base em mãos, você pode começar a pensar e a definir melhor o que está faltando hoje no seu negócio, ou o que precisa ser aprimorado, para depois montar a sua melhor estratégia.

Entendeu? Então, vamos continuar!

 

Todo negócio promissor precisa ter Estratégias de Vendas bem definidas!

 

Você já reparou que hoje empresas consideradas de sucesso, com lucros expressivos, estão sempre inovando?

Esta inovação ocorre também na preocupação existente em se ter a comunicação certa com o público alvo.

Por isso é importante que a sua comunicação PERSUASIVA, voltada para sua PERSONA, ou público alvo, faça parte das suas estratégias de vendas.

Nós temos exemplos de empreendedoras que começaram com pequenos negócios e hoje são verdadeiras empresárias de sucesso.

E o melhor exemplo que posso te dar disso é a Luiza Trajano Donato… Já ouviu falar neste nome?

Se não ouviu, vai saber quem é agora!

Ela é a gestora de uma das maiores redes varejistas do Brasil: a Magazine Luiza.

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E quem hoje não conhece a marca?

A Luiza Trajano, já contou em algumas entrevistas que deu, um dos segredos do seu sucesso que é a  inovação em suas estratégias de comunicação.

Ela e sua equipe optaram por criar vínculos com os clientes nas redes sociais. Assim nasceu a Magalu, uma boneca virtual que interage com o público e cria uma identidade moderna e presente no dia a dia do consumidor.

Além disso, a própria Sra. Luíza Trajano tomou o desafio de ser a referência da empresa em liderança corporativa. E com isso, aproximou-se do público geral também utilizando as redes sociais.

 

Entenda que pessoas gostam de comprar de pessoas, e não de marcas.

 

Essa estratégia da Magazine Luiza posiciona a marca na mente do consumidor como uma pessoa de fácil acesso, que se pode encontrar diariamente no Facebook ou no Instagram.

Isso quer dizer que, ao criar a sua estratégia de vendas para seu negócio, deve tentar inovar sempre.

Afinal, como vai sair do meio comum, e se destacar da concorrência fazendo o mesmo que eles?

 

Eu sempre deixo isso bem claro no meu curso Vender Mais Hoje, quando ensino justamente meios de sair na frente e fazer seu negócio crescer.

A verdade é que se fizer a mesma coisa que todo o mercado, você só vai perder tempo, energia, dinheiro e oportunidade!

Por isso na hora de traçar a sua estratégia de vendas tenha em mente que você precisa inovar.

Pode demorar para vir o que chamo de “O Insight”, e pode ser até que você tenha um maravilhoso, mas não saiba como executar. Em qualquer um dos casos, não deixe de tentar, pois pode ser o ponto da virada no seu negócio.

Agora que você já entendeu pontos básicos das estratégias de vendas, eu vou te mostrar como aprender com os melhores.

 

O que o seu negócio e a estratégia de venda do Mc Donald’s tem em comum?

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Preparada para descobrir o segredo de uma das melhores estratégias de vendas?

Você deve estar me perguntando: “Leandra, o que tem a ver o Mc Donald’s, uma mega empresa com meu humilde negócio?”

É por isso que estou aqui! https://www.valor.com.br/empresas/5492439/mcdonalds-engorda-lucro-no-1-trimestre

Para te fazer enxergar, assim como eu enxergo com minha experiência, oportunidades de aprender com toda e qualquer empresa de sucesso.

Então só para lembrar: nada do que eu te ensino aqui irá adiantar se você não colocar em prática.

O mesmo vale para as suas ideias. Coloque-as em execução, e não fique apenas planejando e estudando.

 

Agora, voltando a pergunta: O que você pode aprender com a rede Mc Donald`s que somente no primeiro trimestre de 2018 faturou R$1,4 bilhão?

E não estou exagerando nos número! A fonte está aqui. https://www.valor.com.br/empresas/5492439/mcdonalds-engorda-lucro-no-1-trimestre

Primeiro quero te dizer que tanto essa super marca, como o seu negócio tem muito em comum, porque a base é a mesma: obter lucros e crescer solucionando um problema de outras pessoas. No caso deles, a fome. No seu caso, depende do seu negócio.

Então tanto você quanto ela passam pelo o que eu disse ali em cima, o processo de vendas através da construção de estratégias de vendas.

 

Entendeu?

 

O que chamo aqui de ponto chave, é como você pode começar a se manter mais atenta e perspicaz para entender o que as grandes empresas fazem e como fazem para ter tanto sucesso.

E atenção! Não estou dizendo aqui para você deve sempre copiar ideias, mas que algumas estratégias como eu disse são base e por isso podem e devem ser utilizadas por todos.

Agora eu vou analisar com você as 4 estratégias de vendas poderosas do Mc Donald`s e te mostrar na prática como você pode adaptar ao seu negócio.

Vamos lá!

 

As 4 poderosas estratégias de vendas do Mc Donald´s para você usar também!

 

Como eu já disse aqui, eu tenho muita experiência como empreendedora e treinei ao longo dos anos minha mente para entender como grandes empresas fazem para lucrar.

Isso não tem mágica! É observação, análise e estudos, por isso você também é capaz.

Eu aqui estou analisando a rede alimentícia Mc Donalds, mas pode ser feita com toda e qualquer empresa.

Mesmo que no início seja mais difícil de visualizar, treine sempre que a prática vem, e depois de um tempo sua análise será mais precisa e eficaz.

Independente se você tem um negócio físico, online ou presta serviço, acredite, estas técnicas de vendas são altamente eficazes e podem ser aplicadas em qualquer negócio.

E você vai entender como até o final deste artigo.

 

Estratégia #1 – Analise o seu custo

 

Resultado de imagem para AnaliseParece tão simples, mas às vezes é o que está pesando nas suas contas sem você perceber.

Mas a rede de fast food percebeu e inovou!

Em Julho de 2017 o Mc Donald`s abriu sua primeira loja digital, com pedidos personalizados no Brasil.

Neste conceito, as mesas possuíam um painel digital, onde o cliente fazia seu pedido personalizado sentado, e o sistema automaticamente passava as informações à cozinha que começava a preparar.

Vamos lembrar que neste ano a crise estava em seu auge, e a redução de custos era primordial para manter o lucro e evitar o fechamento das lojas já existentes.

Então se analisarmos de forma geral, já podemos observar dois pontos importantes: a inovação e a redução de funcionários, que naquele momento da crise estavam pesando mais nas contas.

E como você pode analisar isso no seu negócio? Pense nos seguintes pontos:

O número de pessoas que você contrata está em excesso ou a sua equipe está no tamanho ideal?

Veja que temos duas questões aqui: Não adianta ter muitos funcionários, mas caso seja só você no momento, fique atenta se realmente está dando conta de tudo.

Além disso, seus funcionários têm clareza no que realmente devem fazer? Os papéis estão bem definidos e claros?

Caso contrário você está apenas jogando dinheiro fora sem realmente obter os melhores resultados.

Outro ponto é a qualidade dos serviços oferecidos. Estão de acordo com o que você pensou ou quer passar sobre a sua marca?

Caso você tenha um negócio online, já analisou quais ferramentas têm utilizado e estes investimentos realmente estão compensando na balança?

 

Vamos a prática!

 

Pegue uma folha e liste TUDO o que você tem como despesas fixas, depois as variáveis e só então analise o que na verdade pode estar inchando a sua planilha de despesas, e não necessariamente te trazendo retorno.

Em outras palavras: pese a relação custo x benefício.

Afinal, nenhuma empresa cresce gastando mais do que deve ou pode!

 

Estratégia #2: Tenha uma linha própria de produção de acordo com cada setor

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Perceba que o Mc Donald’s tem uma linha própria de produção bem definida.

Seja na Internet com produção de conteúdos alinhados, ou na inovação com campanhas que chamam a atenção, o marketing também sabe o que faz.

Até mesmo os brinquedos de sua linha infantil são alinhados com as novidades do momento.

Já percebeu?

No geral, quando lança algum filme infantil cujo sucesso é promissor, a rede faz acordos comerciais com a linha de brinquedos referente ao tema, garantindo assim o olhar da criançada.

Então pense: Como anda a segmentação do seu trabalho?

Nas redes sociais, será que tudo isso está bem alinhado?

Como está a formação de cada etapa da criação, a validação, comercialização e até o pós venda do seu produto?

Isso é analisar cada setor de forma específica, como um raio x.

Mesmo que seu negócio seja pequeno ainda, você como empreendedora deve estar preparada para o crescimento.

E se você é a estrela principal aqui, precisa se auto avaliar também!

Você separa seus dias em horários para organizar melhor? Tem uma agenda bem definida e disciplina para fazer sua marca crescer?

Eu por exemplo separo minha agenda em blocos de horários e eu respeito estes blocos.

Então fique atenta a estes pontos também!

 

Estratégia #3 – Tenha um público muito bem definido

 

Resultado de imagem para públicoLembra que eu disse lá em cima o quanto é importante definir seu público alvo?

Este é o estudo de Persona, que sempre falo em meus cursos e nas redes sociais.

Pois o Mc Donald`s não só sabe como fazer isso, mas também  costuma estar no caminho certo!

Primeiro que para se manter inovando ele precisa conhecer a fundo a persona que quer atingir, mas isso é mundialmente falando!

Ou seja, ele estuda a educação, a cultura, os hábitos de consumo de cada população, em cada país que atua.

 

Isso sim é ser eficaz e direto!

 

Depois cria produtos específicos que atendem diretamente aquele público, aumentando assim as chances de sucesso e vendas.

É simplesmente fantástico o trabalho que realizam antes de abrir uma loja.

Então se o Mc Donald`s consegue fazer isso com público completamente diferentes, você também consegue no seu negócio.

Lembre que as melhores marcas foram se adaptando e inovando perante seus clientes!

 

Estratégia #4 – Precificação e Upsell

 

Resultado de imagem para upsellTem coisa mais importante do que vender pelo preço certo? Tem!

Vender duas vezes pelo melhor preço, o melhor produto, para o cliente certo!

Precificar corretamente o produto e saber que logo em seguida após essa compra você pode oferecer outro, vai gerar um aumento provavelmente de 20 a 40 por cento no seu negócio.

 

É isso mesmo!

 

Em minhas estratégias de venda, essa é potente e já usei ela algumas vezes.

Quem acompanha aqui os artigos, sabe que eu sempre estou dando uma super dica, que pode ser o seu diferencial.

Então se liga e vem entender um pouco mais como funciona o cérebro do seu cliente, para saber como vender, sem ser pega de surpresa!

 

DICA DE OURO:

 

Uma pessoa que está prestes a tomar decisão de compra, ela entra em questionamento interno ou seja, conversa com ela mesma sem tomar consciência disso .

O que acontece é que o próprio cérebro envia mensagens para ela, dizendo se deve ou não comprar…

E aí começa o dilema que é uma conversa entre a razão e a emoção.

Ela mesma cria as objeções, e começa a se questionar se você realmente vai resolver o problema dela…

Se é válido investir neste produto, se ela vai ter tempo de aplicar isso agora, se vai ter como pagar as parcelas caso opte por parcelamento, se aquilo realmente vai mudar a vida dela para melhor, se irá brigar com o marido, enfim… ela vai se questionar.

E muito!

Isso são as objeções, e dependendo  de como você transmitiu o elevado valor deste produto até este momento, ela poderá ou não tomar uma decisão favorável à você.

A questão é: ao chegar um momento em que ela compra, após passar o cartão cartão, ela entra no que nós chamamos de Buyer Transe.

É uma espécie de transe que o cérebro entra, assim que a pessoa termina essa discussão interna de comprar ou não, e finalmente toma a decisão da compra.

Ou seja, aquela dúvida que ela tinha gerou uma certa adrenalina dentro dela, e no momento em que ela comprou, essa adrenalina baixou e se transformou em uma rápida sensação de prazer.

Entendeu? Agora veja como aplicar isso na estratégia 4!

É nessa hora que você pode agir. Veja bem!

O funcionário treinado que está no caixa do Mc Donald´s oferecerá a essa pessoa uma porção a mais de batatas fritas maiores, o que nós denominamos Upsell.

Upsell do Mc Donald`s consiste em mais batata, ou o maior refrigerante, ou a sobremesa e até a adição de mais molho.

Mas para você essa técnica pode ser aplicada com um produto a mais: seja uma consultoria, um brinde exclusivo, um super bônus, um objeto, enfim…

Você vai criar aí o seu “algo a mais”, ok?

Isso pode ser ou não de ticket elevado, inclusive superior ao que você acabou de vender.

 

MAS ATENÇÃO!

 

Entenda o seguinte: isso vai te gerar mais faturamento, provavelmente de 20 à 40 por cento a mais.

É um recurso poderoso, mas eu aconselho que você utilize com moderação e idoneidade.

Precificação e upsell são temas muito sérios!

Seja correta quando for definir os seus e asseguro que isso te trará maior credibilidade.

Lembre-se que o seu cliente para isso confiou em você 2 vezes, ele comprou na primeira vez e depois novamente.

 

Agora é criar as suas estratégias de vendas!

 

Eu te mostrei aqui que é possível sim aprender com grandes empresas e adaptar estratégias de vendas já com eficiência comprovada no seu negócio.

Então não perca tempo e já comece a pensar como você pode desde hoje implementar novas estratégias, mesmo que pequenas para já ter alguns resultados.

Caso já tenha implementado algo inovador com sucesso, me conte aqui nos comentários que vou gostar de saber.

Tem dúvidas? Pode deixar aí abaixo também.

Vou disponibilizar aqui o link do meu curso Vender Mais Hoje que mencionei no texto para empreendedoras que querem ter vendas diárias e melhorar o desempenho comercial dos seus negócios.

Como eu digo, o melhor caminho é sempre buscar informação de qualidade, aprender o que e como fazer para minimizar riscos e claro, colocar em prática o que identifica como importante para sua empresa.

 

>> Conheça o Método Vender Mais Hoje <<(Clique aqui antes que o tempo acabe!)

 

 

Então bons estudos e vamos juntas #vendermaishoje